Eventos Realizados

09/10/2017
Governador da Bahia, Rui Costa, reafirma compromisso de luta contra a entrega da Chesf
por: Sinergia-BA

Mais um grande passo na luta contra a privatização da Chesf e do Rio São Francisco foi dado hoje, 19, na Bahia. O primeiro governador do nordeste a receber as lideranças ligadas ao movimento, Rui Costa, se solidarizou com a nossa luta e reafirmou sua disposição em combater a privatização da companhia. A audiência com o Governador foi fruto da articulação do deputado Paulo Rangel, da Bahia, através do Secretário de Relações Institucionais do Governo (Serin), Josias Gomes.

Participaram do encontro o Presidente da CNU, Paulo de Tarso, o Presidente da Frune, Raimundo Lucena, o Presidente da CUT/Ba, Cedro Silva, o vice presidente da CNU e diretor do Sindurb(Pe), Fernando Neves, o secretário Geral da Frune e diretor do Sindieletro do Ceará, Flávio Uchoa, a delegada de base do Sinergia Ba, Julia Margarida, além  do Deputado Paulo Rangel e do Secretário da Serin, Josias Gomes.

Durante a audiência, os dirigentes sindicais agradeceram a receptividade do governador baiano, ressaltando a importância do gestor na articulação com os demais pares do nordeste e expuseram a situação delicada relacionada a tentativa de privatização da Chesf e consequentes impactos econômicos para toda região nordeste e, além disso, a entrega ao capital privado das águas dos Rios São Francisco e Parnaíba. Rui Costa lamentou a decisão do governo federal em privatizar a Eletrobras/Chesf de forma açodada como se fosse a venda de uma coisa qualquer.

“A entrega da Chesf ao capital internacional  é sinônimo de enfraquecimento regional e de todo povo nordestino”, frisou o Governador, afirmando, ainda, que a Bahia vai resistir a esta investida perversa, aglutinando os setores da sociedade e articulando politicamente os demais representantes públicos da região. Rui também informou que o estado da Bahia, através da Procuradoria do Estado, vai tomar as medidas jurídicas  no sentido de suspender a privatização.

Participação ativa – O governador afirmou que vai colaborar com a mobilização da sociedade e das entidades contra a privatização,  participando inclusive  dos eventos programados para o próximo dia 03/10, no Rio, e o grande ato de Juazeiro/Petrolina, dia 06/10. Rui Costa manteve o compromisso de conversar com os demais gestores para realizar as ações articuladas com todo os governos do nordeste.  

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000