Notícias dos Sindicatos

18/08/2017
Categoria na CEB apresenta propostas à pauta de reivindicações ao novo Acordo Coletivo de Trabalho
por: STIUDF

Para a construção da pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários e eletricitárias da CEB, o STIU-DF realizou uma série de assembleias setoriais para discussão e coleta de propostas ao ACT 2017/2019. Nesta quarta-feira, 16, a assembleia aconteceu na CEB/SIA.

De acordo com o ACT vigente, a entidade sindical deve apresentar a pauta à CEB até o próximo dia 15 de setembro. Para este ano serão discutidas as cláusulas econômicas e sociais do acordo, com possibilidade de inclusão de novas cláusulas e avanços nas existentes.

Na ocasião foram apresentadas as seguintes propostas: recuperação da inflação referente aos anos de 2015, 2016 e 2017, manutenção e melhoria da cláusula que trata do salário profissional, manutenção e melhoria na cláusula de gratificação de férias, inserir no ACT item para incentivo à especialização, adicional de produtividade, aumento real, abono salarial, quinquênio para toda a categoria, dentre outras.

Agora, o STIU-DF vai compilar as sugestões e propostas para definição da pauta final que será apreciada e deliberada no dia 25 de agosto, às 9h30, em assembleia geral a ser convocada pela entidade.

Durante a assembleia, os dirigentes sindicais reiteraram a necessidade da unidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras para data-base que tem início em outubro. Ressaltaram que a classe trabalhadora vive um período de ataque aos seus direitos sociais e trabalhistas e no setor elétrico há em andamento uma ofensiva para desmontar as estatais e entregar ao capital privado os ativos das empresas de geração, transmissão e distribuição de energia.

Nas bases de Planaltina, Taguatinga e Gama já foram realizadas assembleias para apresentação de propostas.

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000