Notícias

14/06/2017
Deputado João Daniel parabeniza FNU e CNU pela Plenária Urbanitária
por: FNU

O Deputado Federal João Daniel ( PT-SE) subiu a tribuna no dia 13 de junho na câmara dos deputados, para parabenizar os trabalhadores urbanitários, os movimentos sociais, o SINDISAN e as direções da FNU e da CNU, pela realização da Plenária Urbanitária de Mobilização Sindical e Popular. Leia abaixo o discurso na íntegra.

     

O SR. JOÃO DANIEL (PT-SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero deixar registrada aqui, e peço que seja divulgada no programa A Voz do Brasil, a realização de um importante evento: Plenária Nacional Urbanitária de Mobilização Sindical e Popular, com participação especial dos sindicatos urbanitários que trabalham com a questão da água e do saneamento.

E participaram da plenária diversos movimentos, em especial os ligados à Via Campesina, na defesa da água como um bem da natureza que deve estar a serviço da população, prestado por empresas públicas, na defesa dos recursos naturais, contra as privatizações.

Portanto, Sr. Presidente, quero que o meu pronunciamento seja divulgado no programa A Voz do Brasil. E saúdo todos os sindicatos do Brasil, em nome do SINDISAN Sergipe, que lá esteve presente.

Muito obrigado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

 

O SR. JOÃO DANIEL (PT-SE. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, neste fim de semana foi realizada a Plenária Urbanitária de Mobilização Popular, promovida pela Federação Nacional dos Urbanitários — FNU, que, comprometida com os novos rumos que o País enfrenta depois do golpe, mostrou que mais do que nunca a conjuntura exige ousadia e unidade, entre todos os segmentos que lutam contra a retirada de direitos promovida pelo governo golpista de Temer.

Nosso mandato esteve presente ao evento, no qual participaram dirigentes sindicais urbanitários de vários Estados, da CUT, das categorias dos petroleiros e da educação, além de militantes e coordenadores do MAB, do MST,da ISP, parlamentares, enfim, mais de 200 participantes que ouviram e debateram a importância da mobilização e da unidade em torno de um objetivo comum, que é fazer o enfrentamento com as políticas que estão destruindo direitos da população e entregando as riquezas do país ao capital privado.

Foi feito um pronunciamento importante do companheiro João Pedro Stedile com uma avaliação da conjuntura nacional, destacando o quanto a burguesia brasileira atrelada às grandes corporações nacionais e internacionais, vem promovendo a maior quebra de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e de toda a população brasileira, entregando as nossas riquezas ao capital financeiro que avança inclusive sobre a nossa natureza, com a privatização dos nossos bens naturais, do pré-sal e, inclusive, das nossas águas.

Sobre esta pauta destaco a importância da realização sob a coordenação da FNU/CUT do Fórum Alternativo Mundial da Água — FAMA,que será realizado em Brasília, em março de 2018, em contraposição ao Fórum Mundial da Água organizado e patrocinado por grandes corporações privadas de água em todo o mundo.

São várias entidades que se somam à FNU e a CNU neste evento, como a CUT,o MST, a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental — FNSA, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Engenheiros — FNSE, a CMP, o MAB, a FUP e tantas outras, que farão uma grande mobilização nacional em defesa da Água e na luta contra a privatização das empresas estaduais de saneamento.

Parabenizo o companheiro Pedro Blois, Presidente da FNU, o companheiro Edson Aparecido, coordenador do Fórum Alternativo Mundial da Água, o companheiro Sérgio Passos, Presidente do SINDSAN, a Companheira Iara Nascimento, diretora do SINDSAN e Secretaria de Comunicação da FNU e do companheiro Jorge Tupinambá, também Diretor de Formação do SINDSAN, aos quais me associo na luta em defesa da água e do meio ambiente para a realização do Fórum, colocando o nosso mandato à disposição para a construção deste evento, inclusive com a realização de seminário sobre o tema em Sergipe, ajudando a mobilizar no Estado a nossa militância na montagem de um Comitê que promova esta discussão de forma mais ampla e massificada.

Juntamente com toda essa coordenação e com toda militância continuamos a lutar por Nenhum Direito a Menos, pelo Fora Temer e pelas Diretas Já! O Brasil tem que retomar o processo democrático.

 

Muito obrigado!⁠⁠⁠⁠

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000