Notícias

23/12/2016
FNU E CNU repudiam a demissão de 120 trabalhadores da empresa Serra Ambiental
por: FNU

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) repudiam com veemência a demissão de 120 trabalhadores da empresa Serra Ambiental, realizada no dia 21 de dezembro.  Essa atitude demonstra de forma inequívoca os resultados perversos do processo de privatização do setor de saneamento: demissões em massa de trabalhadores especializados, precarização nos serviços prestados à população e de descaso com o meio ambiente.

 É estarrecedor lembrar que 60% do quadro de trabalhadores da empresa Serra Ambiental, incluindo operadores de estações de tratamento de esgoto, ajudantes, vistoriantes e bombeiros, ou seja, empregados com toda uma bagagem técnica sejam dispensados de forma abrupta. Essa decisão arbitrária da direção da empresa  coloca em risco também o meio ambiente e a saúde da população, pois caso aconteça algum acidente não haverá equipe capacitada para intervir de forma imediata.

A FNU e a CNU têm a certeza de que é preciso em caráter de urgência à intervenção dos órgãos competentes: Ministério Público do Trabalho, Governo do Estado e Secretária de Meio Ambiente, para discutir e até mesmo reverter essas demissões imotivadas, que colocam toda a população da cidade de Serra em estado de risco ao comprometer a prestação dos serviços.

Recentemente 40% do controle do consórcio que administra a empresa Serra Ambiental foram compradas pela Aegea, a vencedora da licitação da PPP de Vila Velha. E seu cartão de visitas apresentado foi o pior possível, mostrando mais uma vez que o capital privado transnacional não tem compromisso com a população e os trabalhadores, mas sim com o lucro dos seus acionistas, custe o que custar. 

As entidades sindicais vão buscar a reversão desse ato arbitrário praticado pela direção da Aegea, denunciando aos órgãos nacionais e internacionais tais medidas, como também vão continuar mobilizando a sociedade civil organizada na defesa do saneamento público e de qualidade prestado à população do município de Serra.  

A FNU e a CNU se solidarizam com os trabalhadores e as trabalhadoras da Serra Ambiental, e com suas famílias, que perderam seus empregos na véspera de Natal e das festividades de Ano Novo. As entidades juntamente com o SINDAEMA-ES tomarão todas as medidas necessárias para a reintegração destes companheiros, bem como, agirão com rigor para cobrar a punição dos responsáveis pelos riscos causados à sociedade.  

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000