Notícias dos Sindicatos

30/05/2016
CESAN realiza prática antisindical
por: Sindaema

O SINDAEMA – ES vêm por meio deste denunciar a ordem determinada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN –, empresa esta responsável pelo saneamento em 52 municípios do estado, e pelo Governo do Espírito Santo que proibiram os trabalhadores da Companhia, que estão em greve, de terem acesso às suas dependências para beber água e usar o banheiro, bem como determinou o uso da força caso algum trabalhador tentasse acessar suas dependências com esses intuitos.

Desta forma, vimos veementemente condenar a atitude dessa empresa e do governo do Estado de negar aos seus trabalhadores o acesso ao saneamento básico. Justamente a CESAN e o Governo do Estado, responsáveis por disponibilizar esses serviços a todos os cidadãos e cidadãs tem a atitude condenável e deplorável de negar esse serviço humano fundamental aos seus trabalhadores em nítida represália ao exercício regular e legal de greve. Tal medida fere frontalmente a Constituição Federal, à Lei de Greve, a Lei do Saneamento, uma série de legislações extravagantes, além de tratados internacionais que o Brasil é signatário, inclusive o reconhecimento da ONU, cujo o qual o Brasil votou favorável, de que o saneamento é um direito humano fundamental e que por sua vez deve ser garantido a todo o cidadão e cidadã do mundo.

Na oportunidade solicitamos desse órgão/entidade que faça coro à condenação dessa postura por parte da CESAN e do Governo do Estado do Espírito Santo e que se possível tome as medidas júri-políticas necessárias para a punição dos agentes públicos que determinaram tal descalabro.

Saneamento é vida. Negar o direito humano fundamental de acesso ao saneamento é crime. Por favor, envie a este emailcomunica@cesan.com.br a sua indignação por esta represália.

Respeitosamente,

Fábio Giori Smarçaro

Presidente do SINDAEMA-ES

 

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000