Notícias dos Sindicatos

06/02/2016
Destino da concessionária de água em Cuiabá será definido em fevereiro
por: SINTAESA

A exploração da concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá será definida no final de fevereiro após o resultado de uma auditoria da Comissão Especial que analisa informações e documentos contábeis da CAB Ambiental. Até o momento foram duas tentativas frustradas para a realização do leilão da CAB Ambiental, mas não houve empresas habilitadas para continua os trabalhos da atual concessionária.

De acordo com o diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados da Capital (Arsec), Alexandre Bustamante, se a Prefeitura não conseguir mudar as ações da empresa do Grupo Galvão para outra concessionária, ficará a critério do prefeito Mauro Mendes (PSB) decidir o que será feito com a CAB. “Ele não quer que ela permaneça porque não cumpriu o contrato e também por não ter condições de investir recursos para melhorar o sistema”.

Outro leilão acontecerá em 30 dias e apenas uma empresa, a Aegea Saneamento e Participações estaria habilitada para administrar os serviços de água e esgoto da Capital. “Ela tem concessão em Campo Grande, e é a única que se enquadrou até o momento”, disse Bustamante.

O reajuste dos preços dos serviços oferecidos pela CAB Cuiabá será inevitável. Conforme o presidente da Arsec, a possibilidade consta no contrato, que prevê aumento anual. “Mesmo que a empresa tenha quebrado o contrato, ela pode reajustar a tarifa”.

Bustamante explicou que o valor dependerá dos indicadores, como avaliação dos reajustes dos produtos químicos usados na água, salários e também o aumento da conta de energia elétrica. “O maior impacto de gasto que a empresa CAB tem é a energia elétrica e como já houve anúncio de reajuste na luz, a empresa irá trabalhar com estes indicadores. O conselho ainda analisa este aumento que será divulgado em breve”.

O diretor da Agência conta que se a CAB tivesse investido no sistema, o reajuste poderia ser até superior.

 

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000