Notícias

16/12/2015
Nota à População Capixaba contra a privatização da CESAN
por: Sindaema

O governador do Estado, Paulo Hartung, enviou nesta segunda-feira 14/12, para a Assembleia Legislativa, para votação em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 491/2015 que autoriza a venda de 49% das ações da Cesan. O modelo proposto pelo Executivo Estadual é igual ao da Sabesp, em São Paulo - primeira empresa de saneamento a abrir seu capital para a iniciativa privada. A privatização do setor no estado mostrou para os paulistas e para todo o país o que significa entregar a gestão da água nas mãos do capital privado.

 

A partir da abertura do capital, a lógica da companhia passou a ser o lucro, e a distribuição de dividendos entres os acionistas se deu em detrimento dos investimentos necessários para a manutenção e a qualidade dos serviços. Embora técnicos e pesquisadores da área, tivessem alertado o governo paulista para a necessidade dos investimentos, a Sabesp não acatou. E o resultado disso foi que os paulistas vivem hoje a maior crise hídrica já registrada na história do estado.

 

Queremos repetir o mesmo aqui no Espírito Santo?

 

O direito a água e ao saneamento é um direito humano. Experiências em outros países mostram que a gestão da água e do saneamento deve permanecer sob o controle do estado e da sociedade. Alemanha, França, Argentina e Bolívia reestatizaram seus sistemas devido à ineficiência da gestão privada. A privatização traz aumento de tarifa, pois a prioridade passa a ser o acionista e não mais a população. A inciativa privada só investe onde há retorno do dinheiro empenhado. Desta forma, as populações que vivem em áreas afastadas, de difícil acesso, fundo de vales, periferias e em especial as comunidades mais pobres serão as mais prejudicadas.

 

Reafirmamos que a água é um direito humano e não uma mercadoria, como tem sido vista pelos governos paulistas a agora também pelo governo capixaba, resultando nesta grave crise hídrica que tem afetado milhares famílias. Diga não à Privatização, a Cesan é nossa!!!

 

 

Sindaeama – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo

 

 

 

(21) 2223-0822
Rua Visconde de Inahúma, 134, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro / RJ - Cep: 20091-901
(11) 5574-7511
Rua Machado de Assis, 150, bairro Mariana - SP/SP - Cep: 04106-000